A ARTE DE ENSINAR ARTE
Alunos da pós-graduação do Instituto Singularidades cobriram o cimento de vários postes da Joaquim Antunes com Arte. Eles foram revestidos com recortes de tecido chita com cola e depois pintados com tinta acrílica e outras aplicações. Esta intervenção, por convite da AMJA, ocorreu nos dias 21 e 28 de junho. O trabalho é de criação da Professora Ana Tatit, que ministra a disciplina de Artes para alunos da graduação e pós-graduação nesta escola.
Tudo começou em um belo dia que ela estava brincando com seus filhos e seus coleguinhas na rua, no Morro do Querosene, no bairro do Butantã. As crianças perguntaram: “o que vamos fazer agora”, e Tatit olhando para um poste respondeu: “vamos pintar um poste”. Daí nasceu a ideia de colorir postes usando sempre a chita e tinta látex ou acrílica.
Hoje estas atividades externas fazem parte do curso Arte de Ensinar Arte, e várias ruas já foram embelezadas, como Faria Lima, Capitão Lacerda Franco, Simão Álvares e agora Joaquim Antunes.
Tatit cita que a interação com o espaço público, próximo de onde moramos ou trabalhamos é superimportante: “a gente não tem praia em São Paulo e temos que ocupar o espaço público. Exemplos disso é o que vem ocorrendo na Avenida Paulista e no Parque Ibirapuera nos finais de semana”.
Hoje este trabalhado é multiplicado pelos seus alunos, envolvendo moradores e simpatizantes.